quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dia internacional do livro INFANTIL.

Dia Nacional do Livro Infantil
por Mônica Lacerda


Na semana que antecede o Dia Mundial do Livro, 23 de abril, o Brasil comemora, nesta sexta-feira, 18, o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em  homenagem ao nascimento do renomado escritor Monteiro Lobato, e tornou-se oficial por meio da Lei nº. 10.402, de 8 de janeiro de 2002.

O escritor, conhecido mundialmente pelas histórias do Sítio do Picapau Amarelo, era um visionário para sua época e lutou muito para ampliar a leitura no Brasil. Sofreu com as crises econômicas da época e com fortes perseguições do governo Vargas, fez duras críticas e criou o personagem Jeca Tatu com denúncias sociais embutidas nas histórias. Foi um nacionalista sonhador, acreditava em um Brasil alfabetizado e justo. Morreu em 1948 deixando muito mais que um legado editorial e didático, deixou uma lição de vida: “Um País se constrói com homens e livros”, escreveu Lobato.

Mês do Livro

Abril pode ser considerado o mês do livro. Além das datas já destacadas, em 2 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil, data de aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de fábulas e contos de fada, como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo e A Pequena Sereia.


Eu sou o mundo, e o mundo sou eu,
porque através do meu livro
posso ser quem quiser.
Palavras e imagens, versos e prosa,
levam-me a lugares vizinhos e distantes.

Na terra dos Sultões e do ouro,
mil histórias se revelam,
tapetes voadores, lâmpadas mágicas,
Génios, Ghouls e Simbad,
contam os seus segredos a Sherazade.

A cada palavra em cada página,
viajo no tempo e no espaço.
E nas asas da fantasia
o meu espírito atravessa terra e mar.

Quanto mais leio, mais compreendo
que, com o meu livro,
estarei sempre
na melhor das companhias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo recadinho volte sempre.Jovanice